Foto: Reprodução
Terça, 04 de janeiro de 2022 - 16:16:18
"Flurona": Cuiabá confirma registro de dupla infecção por Covid-19 e Influenza
INFECTADO COVID-19 E INFLUEZA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Cuiabá confirmou, nesta terça-feira (4), que a capital mato-grossense já possui registros de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e Influenza ao mesmo tempo. A condição de dupla infecção, também conhecida como Flurona, já foi detectada em três estados brasileiros até o momento. 

De acordo com a SMS, apesar da confirmação de registros, ainda não há um balanço com os números exatos de registros de Flurona em Cuiabá, mas o quantitativo deverá ser publicado até o final do dia. Nesse cenário, a pasta enfatiza que recomendações de prevenção são importantes para prevenir a dupla infecção.

Entre as medidas estão a lavagem constante das mãos, o uso de máscara e a recomendação de evitar aglomerações. As orientações são válidas para as duas doenças. Além disso, é fundamental manter a caderneta de vacinação atualizada com as doses contra a Covid-19 e contra a Influenza.

Casos de Flurona

No Rio de Janeiro, a infecção foi registrada em dois pacientes, entre eles um adolescente de 16 anos de idade. A família disse, em entrevista a TV Globo, que o jovem começou a apresentar sintomas leves de gripe na última quarta-feira (29). O resultado positivo para a Covid-19 e Influenza veio, primeiro, através de um teste rápido e depois foi confirmado com um exame RT-PCR. 

No Ceará, três casos foram confirmados pela Secretaria de Saúde da cidade (Sesa), sendo eles em dois bebês de um ano e em um homem de 52 anos de idade. Em São Paulo, pelo menos um caso já foi registrado e as secretarias estaduais de saúde já investigam casos suspeitos. 

Texto/Fonte: Olhar Direto