O Ministério da Agricultura confirmou um novo foco de gripe aviária em aves domésticas em Mato Grosso neste domingo (8). A infecção por vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi identificada em uma criação de subsistência.
Segundo a pasta, o Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade, coletou amostras e iniciou ações emergenciais de erradicação e vigilância, com instalação de barreiras sanitárias e desinfecção rigorosa de veículos em um raio de 10 km ao redor do foco.
O governo destacou que a ocorrência não afeta o comércio internacional nem o consumo interno de carne de frango e ovos, já que o caso não envolve granjas comerciais. Também não interfere no período de 28 dias de vazio sanitário em Montenegro (RS), onde foi registrado um caso anterior em matrizeiro comercial.
Este é o quarto foco da doença registrado em aves domésticas no Brasil. Apesar disso, o país segue livre de casos em humanos e reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos.
O Ministério ainda monitora outras suspeitas e afirma que o controle imediato é essencial para manter o status sanitário nacional.