Foto:
Domingo, 12 de novembro de 2023 - 21:57:34
Fórum sobre oncologia é promovido pela ONG Cirinho Sorrindo
DEBATENDO PÓLITICAS PÚBLICAS
Com objetivo de desenvolver políticas públicas de saúde em oncologia o evento é feito anualmente

No último dia 10, sexta-feira, na Faculdade Antenas em Sorriso-MT, aconteceu o  Terceiro Fórum de Políticas Públicas de Saúde em Oncologia promovido pela ONG Cirinho Sorrindo de Combate ao Câncer.

O evento teve o apoio da Faculdade de Medicina Atenas, Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Sorriso, participação do Poder Executivo Municipal com a participação do Prefeito em Exercício Gerson Bicego, que enfatizou a importância do evento a toda comunidade. Também teve a participação do Poder Legislativo Municipal,  Câmara Municipal de Vereadores, representada pela Vereadora Jane Delalibera,  e contou com participação de vários convidados que em dois painéis de debates puderam interagir com os 174 participantes.

A Fundadora e Presidente da ONG Sra. Carla Pianesso foi a mediadora da noite, interagindo com todos os debatedores e com o público em geral.

Para Carla, o Fórum anual tem o objetivo de construir melhores políticas públicas de oncologia já que as leis estão sendo alteradas ano a ano. “Somos defensores de melhores condições legais que chegam ao paciente de maneira rápida, pois sabemos que o câncer é uma doença avassaladora na sua maioria das vezes, e que precisa de velocidade nas respostas. Por isso lutamos incansavelmente na busca de condições melhores na defesa dos pacientes e também na busca do diagnóstico precoce”, relata.

O médico oncologista Dr. Leandro Assunção fez uma extraordinária abordagem sobre o que é o câncer e quais suas fases, tipos de tratamentos e o funcionamento do fluxo de atendimentos no Sistema único de Saúde- SUS. Vários participantes puderam tirar suas dúvidas com o médico que de uma maneira didática respondeu a todos e enfatizou a importância do diagnóstico precoce.

Também na área da saúde, a médica patologista Dra. Olga Mundim, explicou sobre a importância dos exames patológicos para a identificação de um câncer, tipo de tumor e sua malignidade.

Já nos cuidados paliativos a noite foi repleta de informações mencionadas pela Dra. Juliana Siqueira, médica geriatra e especialista nesta área.

Outros profissionais tiveram participações importantes como o Promotor de Justiça Dr. Marcio B. Florestan que deu uma aula sobre as legislações que norteiam o tema. Também fez criticas relevantes aos poderes públicos que devem melhorar os apoios a entidades que buscam amenizar o sofrimento de um paciente em tratamento do câncer.

O evento contou também com a participação do Conselho Municipal de Saúde. Silvia Ghering, que é presidente da instituição enfatizou a importância de eventos como este e fez uma explanação das funções e atribuições do Conselho junto as políticas públicas de saúde, principalmente a oncológica.

O Fórum tratou sobre o trabalho da nutrição durante o tratamento oncológico, que teve a participação da nutricionista Dra. Camila Faria, que tratou sobre o problema da alimentação saudável e reforçou sobre as escolhas de alimentações mais saudáveis e explicou as fases de nutrição utilizadas a um paciente em tratamento.

Dra. Giseli Souza que é psicóloga, sabiamente explicou a todos o quão é essencial os cuidados psicológicos tanto ao paciente, quanto aos membros de sua família, para o fortalecimento do vínculo familiar e diminuição do abandono. Também falou sobre os trabalhos de prevenção desenvolvidos na ONG Cirinho Sorrindo, o que reforça um dos princípios basilares contidos no Estatuo da Pessoa com câncer que é a busca do diagnóstico precoce.

Já Iane Silveira, tratou do tema enfermagem. Parte integrante durante todo o tratamento oncológico, que assume um papel de suma importância no contexto como um todo. Mencionou os detalhes do serviço de enfermagem e contribuiu com o evento relatando exemplos e tipos de cuidados.

A assistente social da ONG, Sra. Cleonice Souza Lima, está na unidade há cerca de 5 anos e muitos exemplos práticos ela relatou, principalmente sobre o fluxo de atendimentos, e sobre os direitos sociais que todos os pacientes oncológicos possuem, após a compilação de legislações, que achegou na publicação do Estatuto da Pessoa com Câncer – Lei n. 14.238-2021.

Todos os participantes puderam também ver o depoimento de uma paciente oncológico e aluna da própria Faculdade Atenas, que teve sua história com a doença contada por ela mesma, Isis Della Flora, foi acometida pela doença aos 13 anos de idade, e durante todo o tratamento várias fases superou. Atualmente ela cursa medicina e com seu depoimento pode comprovar que “câncer não é um diagnóstico, ficar careca e morrer” – relatou.

Ao final dos painéis foram entregues as “Naninhas do Bem”, pequenos travesseiros, a todos os participantes e também algumas foram sorteadas aos participantes que responderam algumas perguntas feitas pela gestora de projetos da entidade, também psicologia Karlla Mariani.

Conheça melhor a ONG Cirinho acessando suas redes sociais.

https://instagram.com/ongcirinhosorrindo?igshid=MXZ3N2FyMDFxZ2Y3Zw%3D%3D&utm_source=qr

Texto/Fonte: DA ASSESSORIA
Galeria de imagens desta notícia