A primeira onda de frio do inverno termina oficialmente nesta sexta-feira (27), mas ainda deixa impactos no clima em diversas regiões do país. Com o afastamento da massa polar, uma nova frente fria deve se formar no sábado (28), trazendo chuvas intensas ao Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os volumes podem ultrapassar os 100 mm no domingo (29), segundo alerta do Climatempo e do Inmet.
Essa frente fria será impulsionada por um ciclone no oceano, favorecendo ventos fortes e precipitação contínua. As regiões oeste do Paraná e de Santa Catarina também devem registrar acumulados expressivos, entre 30 mm e 70 mm.
No restante do país, o clima tende a estabilizar. Uma massa de ar mais quente avança pelo interior, elevando as temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste. Cidades do interior paulista e mineiro, além de estados como Goiás e Mato Grosso, terão fim de semana ensolarado e com poucas nuvens.
Em São Paulo (capital), a temperatura sobe gradualmente: 25°C no sábado e 27°C no domingo. Já no Rio de Janeiro, os termômetros chegam a 32°C nesta sexta e caem para 27°C no sábado, com céu nublado.