Foto:
Sexta, 26 de fevereiro de 2021 - 10:40:28
Frete para escoar soja do Nortão via porto em Miritituba sobe 71%, aponta instituto
Agronegócio

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou que a alta demanda no escoamento da soja colhida na região Norte de Mato Grosso vem impulsionando os preços dos fretes. O trecho Sorriso-Miritituba (Pará), por exemplo, teve avanço mensal de 71,54%, devido também grande concentração da demanda por caminhões neste período, pois os produtores precisam escoar a produção para cumprir com seus contratos. O valor médio da tonelada não consta no boletim desta semana.

De Sorriso a Rondonópolis, por exemplo, onde há terminal ferroviário que escoa a safra para São Paulo, o frete dos caminhões subiu 103%, e o valor médio da tonelada está em R$ 163. De Sorriso a Paranaguá (PR) o acumulado no mês é de 28% com a tonelada em R$ 322.

A colheita de soja da safra 2020/21 avançou 12 pontos percentuais em Mato Grosso, até a última sexta-feira, totalizando 34,51% das áreas. Apesar da alta concentração das colheitadeiras trabalhando os altos volumes de chuvas afetam os trabalhos e fazem com que o ritmo de colheita seja mais lento. O maior percentual colhido fica com a região Oeste do Estado que ultrapassa 50% do total das áreas. No Nortão chegou a 46%.

Texto/Fonte: Com informações sónotcias