Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação
Thursday, 10 de July de 2025 - 07:34:49
Frio nas manhãs do Sul e Sudeste, ar seco no Centro-Oeste e risco de temporais no Norte e Nordeste
ALERTA PARA BAIXA UMIDADE E GEADA

A previsão do tempo para os próximos dias indica condições climáticas distintas nas diversas regiões do país. Enquanto o Sul e o Sudeste enfrentam manhãs frias, o Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste devem lidar com baixa umidade e ausência de chuvas. Já em áreas do Norte e do litoral nordestino, temporais continuam sendo uma preocupação.

Segundo a Climatempo, os índices de umidade devem cair significativamente à tarde, atingindo níveis abaixo de 30% em estados do Centro-Oeste, oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, interior nordestino, Tocantins, Rondônia, sudeste do Amazonas e centro-sul do Pará. Em áreas entre o norte de Mato Grosso, sul do Pará, noroeste da Bahia, centro do Piauí e leste do Maranhão, a umidade pode ficar abaixo dos 20%, o que representa situação de alerta.

Devido à permanência do ar seco, não há previsão de chuvas significativas nessas regiões nos próximos dias. As temperaturas seguem elevadas à tarde, superando os 30 °C em várias cidades. A recomendação é aumentar os cuidados com a hidratação e evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

Enquanto isso, uma frente úmida vinda do oceano deve provocar chuvas fracas e isoladas entre a manhã e a tarde no litoral sul de São Paulo e litoral do Paraná.

No Norte, a combinação entre calor e alta umidade gera condições para temporais em Roraima, norte do Amazonas, Amapá e norte do Pará. Já entre Pernambuco e Rio Grande do Norte, o alerta também é para chuvas intensas.

No Sul e Sudeste, as manhãs continuam frias, com temperaturas mínimas entre 6 °C e 14 °C em capitais como Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. No entanto, o sol predomina ao longo do dia, elevando as temperaturas. Mesmo com o frio, os meteorologistas descartam a formação de uma nova onda polar.

Segundo Allef Matos, da Climatempo, “não há anomalias expressivas de temperatura que justifiquem uma nova onda de frio. Há frio, mas não o suficiente para um desvio climático relevante.”

Nesta quinta-feira (10), há possibilidade de geada nas primeiras horas do dia em áreas da Campanha Gaúcha, Serra Catarinense e extremo sul do Paraná.

Em relação aos riscos naturais, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) mantém alerta de alagamentos para o Amazonas, especialmente nas regiões de Manaus e Parintins, onde os rios Negro e Solimões seguem em níveis críticos.

Também há risco moderado de alagamentos e deslizamentos entre João Pessoa e Recife devido à previsão de chuva forte. O Cemaden recomenda atenção redobrada das autoridades locais e da população.

Os alertas são divididos entre hidrológicos (alagamentos, enchentes) e geológicos (deslizamentos de terra). Eles variam entre níveis moderado, alto e muito alto, com ações preventivas recomendadas conforme o grau de risco.

A previsão geral para os próximos dias indica continuidade do cenário: ar seco no Centro-Oeste, frio moderado no Sul e Sudeste, instabilidades no Norte e litoral do Nordeste, e atenção a riscos associados às chuvas intensas em áreas vulneráveis.

Texto/Fonte: G1