Foto: Reprodução
Sexta, 11 de fevereiro de 2022 - 13:35:54
Garoto de 13 anos e mulher têm reação neurológica grave após vacina em MT; veja vídeo
SINOP
Neurocirurgião confirmou casos e notificou a Secretaria Municipal de Saúde

No município de Sinop (500 km de Cuiabá), o neurocirurgião Luiz Afonso Dias Matos gravou um vídeo afirmando que foram diagnosticados dois casos graves de problemas neurológicos, supostamente causados por reação da vacina contra a Covid-19.  Segundo o profissional, ambos os pacientes, um adolescente de 13 anos, e uma mulher de 36 anos, são moradores de Sinop.

A Secretaria Municipal de Saúde alertou que a confirmação dependerá do Ministério da Saúde, que será notificado e ficará responsável por fazer a análise de cada um dos casos relatados pelo médico neurocirurgião.

VEJA O VÍDEO

“Viemos aqui na Secretaria Municipal de Saúde, oficialmente entregar dois casos de notificação de reações neurológicas graves, de dois pacientes após vacina de Covid. A Secretaria nos recebeu muito bem, acolheu a nossa notificação. Então agora é oficial. Já temos dois casos oficialmente notificados de reação neurológica grave pós-vacinação de Covid. Quem tiver qualquer dúvida, qualquer esclarecimento, estamos à disposição para poder ajudar”, relata o profissional.

De acordo com as notificações entregues pelo médico à Secretaria Municipal de saúde, o adolescente recebeu uma dose da vacina Pfizer, aplicada no dia 28 de outubro de 2021. O segundo caso notificado pelo profissional é de uma mulher que tomou duas doses do imunizante Pfizer, nos dias 25 de junho e 20 de dezembro do ano passado.

“As fichas serão lançadas no sistema do Ministério da Saúde que, é responsável por qualquer análise e investigação que envolva reações e efeitos colaterais relacionadas às vacinas contra a Covid-19”, informou a pasta.  

COVID EM SINOP

Conforme dados da Secretaria de Saúde de Sinop divulgados em boletim epidemiológico nesta quinta-feira (10), o Município já registrou 473 mortes por Covid 19 desde o início da pandemia. Os casos notificados somam 31.735. No momento, existem cinco pessoas internadas em UTIs do Hospital Regional em tratamento contra a Covid-19.

 Nos leitos de enfermaria estão outros oito pacientes, cujos sintomas da doença são leves.

Texto/Fonte: Folha Max