Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters
Thursday, 04 de September de 2025 - 16:49:16
Giorgio Armani morre aos 91 anos
MORRE UM ÍCONE DA MODA

O Grupo Armani anunciou, com profundo pesar, o falecimento de seu fundador e força motriz, Giorgio Armani. Em comunicado publicado nas redes sociais da marca, a empresa destacou: "Sr. Armani, como sempre foi chamado com respeito e admiração pelos funcionários e colaboradores, faleceu pacificamente, cercado por seus entes queridos. Incansável, trabalhou até os últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções e aos diversos projetos em andamento e por vir."

Giorgio Armani era referência do estilo moderno italiano e sinônimo de elegância. Seu talento de designer se somava à habilidade como empresário, conduzindo um império de luxo que faturava cerca de 2,3 bilhões de euros por ano (aproximadamente R$ 14,6 bilhões).

Ao longo de sua carreira, Armani expandiu sua visão da moda para outras áreas, incluindo alta-costura, prêt-à-porter, acessórios, perfumes, joias, arquitetura de interiores e hotéis de luxo em cidades como Milão, Paris, Nova York, Tóquio, Seul e Xangai. O estilista, conhecido como "il re Giorgio" ("Rei Giorgio"), destacava-se pela inovação e atenção aos detalhes.

Em nota, a marca ressaltou: "Ao longo dos anos, Giorgio Armani criou uma visão que se expandiu da moda para todos os aspectos da vida, antecipando os tempos com extraordinária clareza e precisão. Ele foi movido por uma curiosidade inexorável, atenção ao presente e às pessoas. Criou um diálogo aberto com o público, tornando-se uma figura amada e respeitada. Sempre atento às necessidades da comunidade, ele se comprometeu em muitas frentes, principalmente com sua amada Milão."

O Grupo Armani enfatizou ainda que a independência, o pensamento e a ação sempre foram marcas do estilista. "A companhia é o reflexo, hoje e sempre, desse sentimento. A família e os funcionários levarão o Grupo adiante no respeito e continuidade desses valores."

O velório de Giorgio Armani ocorrerá neste sábado (6) e seguirá até domingo (7), em Milão. Atendendo a pedidos do estilista, o funeral será restrito à família.

Nos últimos meses, Armani esteve afastado de desfiles importantes. Em junho, ele não compareceu aos dois desfiles masculinos Primavera/Verão 2026 na Semana de Moda de Milão, devido a um período de convalescença em casa. Mesmo assim, acompanhou todas as etapas das apresentações, marcando a primeira vez que perdeu um de seus desfiles.

Em julho, ao completar 91 anos, publicou uma carta aberta agradecendo o apoio recebido: "Nas últimas semanas, senti fortemente o abraço daqueles que estavam pensando em mim. Quero agradecer a todos vocês pela proximidade que demonstraram comigo. Não foi fácil para mim não ouvir seus aplausos ao vivo. Obrigado do fundo do meu coração, e os verei novamente em setembro."

Giorgio Armani deixa um legado que atravessa a moda e se estende a diferentes áreas do luxo, consolidando sua imagem como um dos mais influentes estilistas do mundo.

Texto/Fonte: G1