Foto: João Reis
Tuesday, 11 de November de 2025 - 18:09:12
Governo de Mato Grosso lança programa para capacitar lideranças e ampliar rede de proteção às mulheres
POLÍTICAS PÚBLICAS

O Governo de Mato Grosso lançou oficialmente, nesta segunda-feira (10), o Programa SER Família Mulher na Comunidade, durante evento no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A iniciativa, idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, tem como objetivo formar e capacitar lideranças comunitárias em todo o estado para atuarem como multiplicadoras no enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Virginia Mendes destacou que o programa nasce “do amor e do compromisso com a proteção das mulheres”, enfatizando que o fortalecimento das lideranças locais cria uma grande rede de solidariedade e fé. “Cada mulher que se fortalece passa a transformar a vida de outras. Esse é o verdadeiro sentido do SER Família: cuidar, proteger e renovar a esperança”, afirmou.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, explicou que a proposta do programa é atuar de forma preventiva, oferecendo capacitação a cidadãos para que saibam identificar sinais de violência — não apenas física, mas também psicológica. Segundo ele, a meta é alcançar todos os 142 municípios do estado, em parceria com as secretarias municipais e coordenadorias de políticas para as mulheres.

A tenente-coronel Ludmila Eickhoff, da Patrulha Maria da Penha, destacou a integração entre a segurança pública e a comunidade como ponto essencial para o sucesso do programa. “Com esse trabalho, vamos poder nos aproximar ainda mais das lideranças comunitárias e dos conselhos locais, levando informação e segurança às mulheres”, disse.

Durante o lançamento, também participaram representantes da Defensoria Pública, Polícia Civil, Sesp e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT). A defensora pública Luziane Castro ressaltou o papel da primeira-dama na criação de políticas voltadas à proteção feminina. “Só neste ano, até setembro, a Defensoria realizou mais de 11 mil atendimentos de pessoas em situação de violência. O programa representa o fortalecimento dos vínculos e da consciência coletiva para construirmos uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou.

A secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres, Salete Morockoski, detalhou os quatro eixos do programa: combate à violência, prevenção, prestação de serviços e suporte às vítimas. Ela informou que serão realizados eventos de formação em 16 polos do estado e que, em março, ocorrerá o primeiro seminário para avaliação de resultados.

Representantes de movimentos comunitários, como Benedita Souza Mendes, do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Distrito da Guia, e Joziani Campos, presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso, elogiaram a iniciativa, destacando seu impacto transformador. “Vai preparar lideranças que realmente têm compromisso com a comunidade. Às vezes, a mulher é vítima e também prisioneira do silêncio. Esse programa vem para apoiar e transformar vidas”, disse Dona Morena.

Com o SER Família Mulher na Comunidade, o governo estadual busca fortalecer o protagonismo feminino, ampliar a rede de proteção e consolidar uma sociedade mais humana, igualitária e livre de violência.

Texto/Fonte: Secom MT