O Governo de Mato Grosso confirmou a ampliação do Programa Escolas Estaduais Cívico-Militares com a implantação de mais 25 unidades no estado, após consulta pública realizada em maio com pais, responsáveis e estudantes de 28 escolas em 21 municípios.
Desde o início da gestão, o número de escolas nesse modelo passou de 7 para 84, aproximando-se da meta de 100 escolas cívico-militares em Mato Grosso. Segundo o governador Mauro Mendes, essas escolas mantêm o currículo tradicional, professores e metodologia, mas com a presença de militares da reserva para auxiliar na disciplina e organização, promovendo respeito e foco entre os alunos.
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou que a popularidade do modelo é demonstrada pelos mais de 200 pedidos de adesão em outros municípios. A Seduc já iniciou a contratação dos militares da reserva e criou uma comissão para apoiar a transição das escolas para o novo modelo, que inclui treinamento para diretores, professores, monitores e servidores.
Três escolas consultadas optaram por manter o modelo tradicional de ensino, com os resultados da votação disponíveis nas unidades escolares, Diretorias Regionais e no site da Seduc.
Entre as novas escolas cívico-militares estão unidades de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, e outros municípios como Carlinda, Nova Canaã do Norte, Paranatinga, e Vera.