Foto: Sinfra-MT
Thursday, 26 de June de 2025 - 15:01:25
Governo de MT assina ordem de serviço para conclusão do trecho entre Avenida do CPA e Terminal de Várzea Grande, com investimento de R$ 155,1 milhões
GOVERNO DE MATO GROSSO INICIA OBRAS PARA CONCLUSÃO DO PRIMEIRO LOTE DO SISTEMA BRT EM CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou nesta quinta-feira (26) a ordem de serviço para o início das atividades do Consórcio Integra BRT, responsável pela finalização do primeiro lote das obras do Sistema BRT nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

O contrato, no valor de R$ 155,1 milhões, prevê a conclusão dos projetos executivos e a execução das obras no corredor que liga a Avenida do CPA ao Terminal de Várzea Grande, com prazo de 180 dias para conclusão a partir desta data.

Entre os trechos contemplados estão a Avenida do CPA, entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública, a Avenida Tenente-Coronel Duarte, entre o CREA e a ponte Júlio Müller, além de um trecho em Várzea Grande entre o aeroporto Marechal Rondon e o novo terminal de passageiros.

O contrato também inclui melhorias na drenagem da Avenida Tenente-Coronel Duarte, região que sofre com alagamentos recorrentes. Já a drenagem da bacia da Prainha está sob responsabilidade da concessionária Águas Cuiabá, conforme acordo com a Prefeitura.

Atualmente, o Consórcio Construtor BRT trabalha na concretagem das pistas próximas ao bairro Morada do Ouro, com previsão de liberação do trânsito no cruzamento do bairro na próxima semana. Em Várzea Grande, ações de correção no asfalto estão em andamento.

A partir deste sábado, terá início a concretagem do último cruzamento da Avenida do CPA, na altura da Rua Alenquer, com interdição prevista por 20 dias e rota de desvio para as linhas de ônibus.

Além deste trecho, o governo planeja licitar separadamente as obras do ramal que ligará o Coxipó ao centro de Cuiabá, a construção dos terminais, estações, pontes, sinalização viária e o sistema de transporte inteligente, visando maior agilidade na conclusão do sistema BRT na região.

Texto/Fonte: Secom MT