O Governo de Mato Grosso apresenta, nesta quinta-feira (18), às 9h30, a Plataforma Online de Monitoramento em Tempo Real da Qualidade do Ar, que permitirá acompanhar os níveis de poluição no Estado. O lançamento será na Sala de Reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da UFMT e conta com a instalação de 30 sensores distribuídos em diversos municípios. Além de Cuiabá e Várzea Grande, já contemplados, os equipamentos foram instalados em Barão de Melgaço, Poconé, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis e São Félix do Araguaia. Ainda este ano, cidades como Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Alto Araguaia e Feliz Natal também receberão sensores.
Durante o evento, será assinado um Acordo de Cooperação entre o Governo de Mato Grosso e a UFMT, que prevê a execução conjunta de estudos e pesquisas técnico-científicas. As áreas contempladas incluem modelagem ambiental, climatologia urbana, hidroclimatologia, poluição atmosférica, mudança da cobertura do solo, além do uso de técnicas computacionais e inteligência artificial.
O objetivo da plataforma é fornecer informações precisas e em tempo real sobre a qualidade do ar, apoiando políticas públicas e ações de proteção ambiental no Estado.
Serviço:
Data: Quinta-feira, 18/09/2025
Horário: 9h30
Local: Sala de Reuniões Garcia Neto – Palácio Paiaguás