Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Quinta, 16 de setembro de 2021 - 09:19:03
Governo suspende financiamento de 100 leitos de UTI para Covid-19 em 5 municípios de MT após redução na taxa de ocupação
CORONAVÍRUS
Se não fossem bloqueados, esses leitos seriam pagos sem a devida utilização, segundo o estado.

Cinco município do interior do estado tiveram o cofinanciamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 suspenso ou bloqueado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) devido à redução na taxa de ocupação que estava em 51,46% nessa quarta-feira (15). Ao todo, 100 leitos devem ser desativados.

De acordo com o governo, as prefeituras foram notificadas no dia 10 deste mês. Nesta semana, o estado deixou de custear 10 leitos de UTI do Hospital Santa Casa de Rondonópolis; 10 leitos de UTI do Hospital Santa Rita, em Alta Floresta; 15 leitos de UTI do Hospital Regional de Nova Mutum; 5 leitos de UTI do Hospital Coração de Jesus, em Campo Verde, e 60 leitos de UTI do Hospital São Benedito, em Cuiabá.

>>> Clique aqui, participe do grupo de WhatsApp é fique bem informado com notícias de Sorriso, Sinop, Lucas e Região

Segundo a SES-MT, se não fossem bloqueados, esses leitos seriam pagos sem a devida utilização, uma vez que há queda constante na taxa de internação por Covid-19.

As gestões municipais têm ciência de que o cofinanciamento de leitos é realizado enquanto há necessidade, podendo haver a suspensão imediata no momento em que há a diminuição da demanda por internação.

Hospitais Regionais

A SES-MT também informou que trabalha para reorganizar leitos de Covid-19 da própria rede estadual. No momento, cerca de 80 leitos de UTI dos hospitais geridos pelo estado foram bloqueados. Parte desses leitos serão destinados para o atendimento de cirurgias eletivas.

Além da redução na taxa de ocupação dos leitos, a decisão, segundo o estado, considera ainda a necessidade do retorno gradativo a o atendimento público e à realização de cirurgias eletivas.

Texto/Fonte: G1 MT