Foto: Ney Pinheiro / Assessoria Prefeitura
Segunda, 19 de julho de 2021 - 16:03:15
Guardas Municipais participam de curso para manusear armas de eletrochoque
Eficiência e Segurança

Os guardas municipais de trânsito (GMs) de Sorriso participam, até amanhã (20), de um curso para manuseio de tecnologias não-letais (TNLs). Em período integral, no Centro de Eventos Ari José Riedi, os 16 GMs de Sorriso aprenderão com o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Márcio Pires, o método correto e seguro de operar as dez armas de eletrochoque (pistola Spark) adquiridas pela Prefeitura e destinadas à GM por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

Ainda em março, Pires participou, no Rio de Janeiro, no Centro de Instrução do Uso Progressivo e Proporcional da Força, de um curso que o habilitou a ser instrutor de manuseio de TNLs. A formação do coordenador, assim como a partilha do conhecimento adquirido com os colegas GMs, é item indispensável para que os equipamentos passem a fazer parte da rotina de trabalho da GM, mas que, espera-se, não precisem ser utilizados.

“Nosso trabalho é focado na promoção de uma cultura de paz, seja com ações para prevenir acidentes, garantir que todos os condutores respeitem a legislação, prestando atendimento a acidentes e,sempre que necessário, apoiando outros órgãos e forças de segurança”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que, para que os GMs possam garantir o cumprimento da legislação, é indispensável que haja segurança para estes profissionais. Um destes exemplos é quando os GMs precisam atender ocorrências de perturbação do sossego, e, em muitas situações, as equipes são recebidas com hostilidade e violência.

Para permitir que os GMs pudessem dedicar este tempo para aprender a lidar com a arma, o apoio da Polícia Militar foi indispensável. “Hoje e amanhã todas as ocorrências de trânsito estão sendo encaminhadas para atendimento da PM, para que possamos nos dedicar a estudar o equipamento, sua correta utilização, seus efeitos e, principalmente, em que ocasiões seu uso deve ser necessário”, aponta Pires, lembrando que este uso deve ser dentro dos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade. O presidente do Conseg, Gilvano de Ávila, também conferiu a formação.

Pires acrescenta ainda que amanhã, a Força Tática vai contribuir com a GM ofertando uma reciclagem em utilização de algemas.

Participaram da cerimônia de abertura do curso, bem no início da manhã desta segunda-feira (19), além dos integrantes da Administração Municipal, representantes do Legislativo e de forças de segurança: o vereador Iago Mela; o delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC) Márcio Portela; o major PM Victor Hugo; e o tenente BM Julio Cesar.

Texto/Fonte: Nádia Mastella / Assessoria Prefeitura
Galeria de imagens desta notícia