A presença de drones na área do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na noite de quarta-feira (11), interrompeu pousos e decolagens por 46 minutos. Segundo a Polícia Federal, traficantes de drogas usaram os aparelhos para monitorar a movimentação policial enquanto tentavam infiltrar três pacotes com 55 kg de cocaína cada na área restrita do terminal, partindo de uma favela vizinha. A droga foi apreendida, mas os suspeitos fugiram.
Durante o bloqueio, seis voos foram cancelados e 35 afetados. A concessionária GRU Airport informou que o uso de drones na área representa risco grave à aviação e à integridade das pessoas. O helicóptero Águia da PM foi acionado, mas não confirmou a presença de drones na pista.
A torre de controle registrou o primeiro alerta às 22h42, após aviso de um voo da Latam. As decolagens foram retomadas por volta das 23h17, mas a operação voltou a ser suspensa por mais 11 minutos pouco depois, sendo normalizada por completo apenas às 23h40.
Mais de 20 voos da Latam, dois da Gol e dois da Azul foram impactados. Passageiros enfrentaram atrasos e alguns foram deslocados para hotéis ou outros aeroportos. A PF abriu inquérito para apurar o caso.