Foto: Arte/g1
Tuesday, 07 de October de 2025 - 13:06:53
Haddad diz estar otimista nas negociações com os EUA, mesmo com novo interlocutor de Trump
RELAÇÕES BRASIL–EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que mantém o otimismo nas negociações com os Estados Unidos sobre o tarifaço, independentemente de quem conduza as tratativas pelo governo norte-americano. A declaração foi dada durante participação no programa Bom Dia, Ministro, da EBC.

O comentário de Haddad veio após o presidente dos EUA, Donald Trump, designar o secretário de Estado Marco Rubio para liderar as conversas com o Brasil. Considerado mais alinhado a pautas ideológicas, Rubio é visto como uma escolha de perfil político, mas o ministro disse confiar na diplomacia brasileira.

“Independentemente de quem seja designado, a diplomacia brasileira, com os argumentos que tem, vai saber superar esse momento. Os fatos são muito favoráveis à parceria, em todos os aspectos”, afirmou Haddad.

O tarifaço imposto por Trump prevê uma alíquota base de 10% sobre produtos importados e sobretaxas que elevam o total a até 50% para itens brasileiros. Segundo Washington, a medida responde a supostas práticas comerciais desleais, mas o governo brasileiro tenta reverter o aumento das tarifas.

Haddad também disse acreditar que a relação entre Lula e Trump ajudará a reduzir tensões entre os dois países. “Acredito que vai distensionar e abrir espaço para uma conversa franca. Foi uma largada equivocada que será superada”, declarou.

O ministro reforçou que o Brasil não pretende alterar sua estratégia. “Estamos confiantes nos nossos argumentos, que se farão valer pela diplomacia brasileira, uma das melhores do mundo”, acrescentou.

Marco Rubio, nascido em Miami em 1971, é filho de imigrantes cubanos e se tornou, ao assumir o cargo de secretário de Estado em novembro do ano passado, a pessoa de origem latino-americana mais influente na história do governo dos Estados Unidos.

Texto/Fonte: G1