Foto: Reprodução
Segunda, 31 de julho de 2023 - 07:32:45
Hemocentro de Mato Grosso pede socorro: doe sangue!
DOE SANGUE
O MT Hemocentro, responsável por coletar, processar e distribuir o sangue e seus componentes para os 141 municípios do Estado

O MT Hemocentro, centro de hematologia e hemoterapia do estado de Mato Grosso, está enfrentando uma situação preocupante com seu banco de sangue, registrando estoque crítico para todos os tipos sanguíneos negativos e também para o tipo O+. Diante dessa escassez, o espaço lança um apelo à população em busca de doadores para ajudar a suprir a demanda emergencial de sangue.

A diretora do hemocentro, Gian Carla Zanela, relata que o local tem sido aberto pelo menos dois sábados ao mês para que a pessoas que não podem ir durante a semana possam doar também.

O objetivo é que, futuramente, o hemocentro esteja aberto todos os sábados. Segundo a diretora, o sangue doado é destinado a pacientes que estão em tratamento de doenças crônicas, os que passam por cirurgias e vítimas de acidentes, principalmente no trânsito.

O MT Hemocentro, responsável por coletar, processar e distribuir o sangue e seus componentes para os 141 municípios do Estado, enfrenta atualmente uma situação desafiadora: são doados, em média, 1400 bolsas de sangue por mês, mas o ideal seriam 2 mil bolsas mensais.

LEIA TAMBÉM: Governador faz doação de sangue e pede colaboração: “Faça esse gesto e salve a vida de muita gente”

Os estoques de sangue dos tipos sanguíneos negativos (A-, B-, AB-, O-) estão abaixo do nível considerado seguro para atender as demandas médicas da região. Além disso, o tipo O+, que é considerado universal e muito utilizado em situações de emergência, também apresenta um baixo nível de disponibilidade.

A escassez de sangue em um banco de hemoterapia é uma questão que pode colocar em risco a vida de pacientes que dependem de transfusões sanguíneas para tratamento de diversas condições médicas, como pacientes em tratamento contra o câncer, vítimas de acidentes graves, cirurgias complexas, entre outros casos clínicos que requerem a disponibilidade imediata de sangue.

Como doar: O voluntário pode contribuir com a coleta fazendo o agendamento por meio do site da instituição ou pelos canais de atendimento.

Além do agendamento online, o voluntário também pode marcar as doações pelo telefone (65) 98433-0624, por ligação ou mensagem, e no número fixo (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

Quem pode doar: O Ministério da Saúde recomenda que o doador tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e faça uma alimentação saudável. Além disso, o voluntário não deve doar sangue em jejum. Os candidatos precisam ter a entre 16 a 69 anos.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres, podem dorar três vezes por ano, com um espaço de quatro meses.

Em cada coleta, é retirado, aproximadamente, 450 ml de sangue. É recomendado, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Texto/Fonte: Assessoria