Foto: Reprodução
Terça, 28 de dezembro de 2021 - 10:48:33
HMC e UPA de Sorriso tem horário estendido após aumento de pacientes com sintomas gripais
SURTO GRIPAL

Em caráter emergencial, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reuniu-se com alguns secretários, na manhã desta segunda-feira (27), para solicitar a extensão do horário de atendimento no Hospital Municipal de Campanha (HMC) e na Upinha da região Leste, devido à grande procura por pacientes com sintomas gripais, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.

O novo horário de funcionamento das duas unidades ficou definido como: o Hospital de Campanha deve atender de segunda à quinta-feira das 7h à meia noite, com o reforço de mais um médico na equipe, aumentando para dois. Já nos dias de sexta-feira, sábado e domingo o atendimento será das 7h às 19h. Na Unidade de Saúde do bairro Novos Campos (a Upinha da região Leste), o atendimento vai ser das 18h às 6h, onde também deve contar com mais um médico atendendo. A UPA Sara Akemi Ichicava também terá mais um médico para reforçar o atendimento.

Durante coletiva à imprensa, o prefeito Ari Lafin disse que o objetivo da mudança é proporcionar segurança de atendimento às pessoas que necessitam de cuidados médicos, devido às doenças respiratórias.

"Nós estamos buscando alterar alguns horários de atendimento para que a população possa ter a segurança de que nós estamos aqui para atender a todos. É um momento de alerta mesmo, estamos enfrentando vários problemas de doenças respiratórias nesse momento e estamos anunciando a extensão dos horários de atenidmentos", anunciou o prefeito.

Ainda em entrevista, o prefeito lembrou que alguns servidores da Saúde estão cumprindo suas férias e que as equipes técnicas estão em busca de mais profissionais para suprir a demanda necessária.

"Independentemente de estarmos em uma semana de festas nós estamos com as equipes preparadas para atender as eventualidades. Esse fim de semana foi atípico, mas estamos dispostos à enfrentar o problema e, se for necessário, nos reuniremos essa semana novamente, vamos estar aqui de protidão", disse o gestor.

O secretário adjunto de Saúde, Devanil Barbosa, disse que as equipes estão empenhadas em três frentes de trabalho, sitando inclusive o combate à dengue.

"É um caso atípico, estamos com três situações que são o quadro de dengue, a covid-19 e os casos de síndromes gripais. Para a covid, tivemos uma queda e isso é muito bom, porém estamos em alerta devido ao aumento nos casos de pessoas com sintomas gripais. Por isso é importante continuar com a utilização da máscara de proteção entre outros cuidados necessários, inclusive a vacinação", disse o secretário adjunto de Saúde.

O esforço das autoridades é para que o atendimento no Hospital de Campanha possa ser realizado durante 24h, porém muitos médicos estão de férias e há dificuldade para encontrar novos profissionais para contratação. As pessoas que ainda não foram imunizadas contra a covid-19 podem procurar o Ambulatório Médico Especializado (AME) e solicitar a vacinação.

Texto/Fonte: Romalo Bessa | Prefeitura de Sorriso