Uma paciente internada com câncer colorretal na UTI do Hospital Municipal Coração de Jesus, em Campo Verde (131 km de Cuiabá), teve um desejo atendido pela equipe médica: ser batizada pela Igreja Congregação Cristã do Brasil. Maria Rita de Lima, que está internada desde 3 de maio, recebeu cuidados especiais para a realização da cerimônia no último domingo (19).
A direção da unidade autorizou o batismo após avaliar que o momento poderia proporcionar conforto espiritual à idosa, que recebe cuidados paliativos devido à falta de melhora no quadro clínico e ao agravamento por uma pneumonia. A UTI foi adaptada para garantir a segurança dos presentes, e duas filhas de Maria Rita acompanharam o rito religioso, junto da equipe médica e dos líderes da igreja.
Bruna Fernanda Olegário Lima, filha da paciente, agradeceu à equipe hospitalar pelo esforço: “Parecia um desejo impossível, dado o ambiente da UTI. O sentimento é de gratidão imensurável por tudo que fizeram.”
A médica intensivista Letícia Secundino destacou o impacto humano do momento. “Por trás de cada monitor, existe um ser humano. Hoje, nossa paciente teve dignidade, segurança e respeito. Às vezes, a cura está nisso”, afirmou, ressaltando a importância do acolhimento emocional e espiritual no tratamento hospitalar.
A cerimônia foi marcada pela emoção e reforçou a importância de práticas de humanização no cuidado com pacientes em estado crítico.