Terça, 29 de março de 2022 - 15:09:25
Idoso de 80 anos ganha prótese de nariz após câncer de pele em Cuiabá
IDOSO CONVIVIA COM ROSTO MUTILADO
Simão Costa precisou passar seis meses convivendo com o rosto mutilado, o que atraía olhares atravessados e assustava os netos. Agora, ele ganhou um novo visual.

O aposentado Simão Costa, de 80 anos, ficou com o rosto mutilado após uma cirurgia para a remoção de um câncer de pele, em Cuiabá. Ele conviveu por seis meses com um buraco no rosto até conseguir uma prótese de nariz no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan).

Ele mora com a família em Nossa Senhora do Livramento, a 37 km de Cuiabá. Há três anos, Simão descobriu que estava com carcinoma basocelular, um câncer de pele no nariz. Por conta disso, ele precisou fazer uma cirurgia para impedir o avanço da doença.

A dentista Maria Carmem, responsável por fazer a prótese, explicou que não basta se recuperar da doença e não conseguir voltar para o convívio social de forma plena.

Prótese de nariz feita de silicone — Foto: Assessoria Hospital do Câncer/Divulgação

Prótese de nariz feita de silicone — Foto: Assessoria Hospital do Câncer/Divulgação

 

"Isso devolve qualidade de vida e dignidade ao paciente. Agora ele pode ir passear sem ninguém ficar olhar para ele e dando aquela sensação de mutilação. Não adianta só você fazer um tratamento de um câncer aonde você curou daquele dele, mas você não foi reabilitado para retornar à sociedade", disse.

 

A prótese foi feita de silicone, tão leve e com abertura nas narinas, possibilitando a respiração normalmente.

Segundo a dentista, eles fizeram uma moldagem no rosto de Simão para ter as medidas certas e entender o rosto dele. Depois disso, moldaram um nariz com esse material e colaram nele, trazendo um novo visual.

Texto/Fonte: G1 MT