Um incêndio de grande proporção atingiu uma lavoura de milho e uma parte da mata ciliar do Rio Membeca, na zona rural de Campo Novo do Parecis, neste domingo (18). A fumaça densa cobriu a região, causando preocupação entre os moradores.
Neste domingo (18), um incêndio de grandes proporções atingiu uma lavoura de milho em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, deixando a região coberta por fumaça e fuligem. Vídeos feitos por moradores circulam nas redes sociais, mostrando a extensão do fogo e a visibilidade reduzida causada pela fumaça.
Para controlar as chamas, foi necessária a mobilização de 20 caminhões-pipa, fornecidos por uma usina e propriedades rurais da região. O Corpo de Bombeiros informou que o fogo foi controlado, mas a fumaça ainda persiste no local. Estima-se que cerca de 12 hectares foram atingidos.
O incêndio também afetou uma parte da mata ciliar do Rio Membeca. Apesar do susto, não houve feridos e nenhuma casa foi atingida.
Além do incêndio, a região tem enfrentado uma onda de calor intenso. No sábado (17), Cuiabá registrou a temperatura mais alta do Brasil, com 41,8°C, marcando um novo recorde para 2024. A previsão para esta segunda-feira (19) é de mais um dia de calor extremo, com a temperatura podendo chegar a 40°C e a umidade relativa do ar permanecendo em torno de 10%, o que é considerado extremamente baixo e prejudicial à saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a umidade ideal para o corpo humano está entre 60% e 70%. Com a baixa umidade, é importante que as pessoas se hidratem, evitem exercícios físicos nas horas mais quentes do dia e mantenham os ambientes internos umidificados.
Uma nova onda de calor está prevista para os próximos dias, com temperaturas altas em grande parte do Centro-Sul do país.