O Corpo de Bombeiros de Sinop divulgou, há pouco, um balanço do incêndio que atingiu a cidade no início da tarde de hoje. O fogo consumiu três barracões de madeira pertencentes a pequenas empresas do setor madeireiro e duas carretas, além de se espalhar rapidamente por uma área de mata nas proximidades do Jardim Terra Rica. A vegetação seca e os ventos contribuíram para a rápida propagação das chamas.
O incêndio teve início por volta das 13h30 e as equipes de combate trabalharam por mais de três horas para controlar a situação. Durante a ação, houve dois princípios de incêndio em residências próximas, que foram contidos com sucesso pela equipe, evitando maiores danos. A origem do incêndio ainda está sendo investigada.
A ação das equipes foi fundamental para evitar que o fogo atingisse dois barracões de alvenaria e uma área de uma outra madeireira onde havia madeira serrada. Aproximadamente 15 pessoas, incluindo militares, profissionais da saúde e brigadistas, estiveram envolvidas no combate às chamas. Foram utilizados cerca de 80 mil litros de água, além de três pás carregadeiras, dois tratores de esteiras e quatro caminhões-tanque para controlar e extinguir o fogo.
A operação contou com a coordenação integrada entre o Corpo de Bombeiros, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Obras, e outras forças envolvidas. Após o controle das chamas, foi realizado um rescaldo completo para evitar reignições.
Ainda não há uma estimativa oficial dos prejuízos, mas alguns maquinários, cercas e alambrados foram danificados. As carretas destruídas não estavam acopladas a cavalos mecânicos no momento do incêndio.