Foto: Marcos Corrêa/PR
Sábado, 14 de agosto de 2021 - 09:19:33
Índios de MT se reúnem com Bolsonaro para pedir empréstimo
PODERES / QUEREM TRABALHAR
Um grupo chegou a se reunir com o presidente da República Jair Bolsonaro na última terça-feira (10), no Palácio da Alvorada.

Lideranças indígenas de Mato Grosso foram até Brasília nesta semana para pedir liberação de crédito financeiro ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) para a promoção de atividades agropecuárias e de mineração nas reservas.

De acordo com o deputado federal Neri Geller (Progressista), que esteve com o grupo na Capital Federal, o objetivo é possibilitar autonomia e independência financeira para os nativos.

"Acompanhei esse pessoal eles estão tratando da autonomia e independência financeira que é produzir dentro da legislação, a descentralização do licenciamento no Estado e também trabalhando a questão de crédito mais específicos tendo em vista que para fazer custeio eles não têm o título da terra. Então trabalhar na possibilidade de fazer uma forma de crédito subsidiado pelo governo, recursos que sejam com taxa de juros baixos", afirmou.

Após o encontro, Bolsonaro encaminhou a demanda para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério da Agricultura para realizar os encaminhamentos necessários.

"Sou totalmente favorável. Temos que criar critérios claros para que possam produzir e ter autonomia econômica para desenvolvimento. Logicamente que dentro dos rigores da lei, com respeito ao meio ambiente, a cultura e a tradição. Os indígenas são serem humanos como nós", declarou.

>>> Clique aqui, participe do grupo de WhatsApp é fique bem informado com notícias de Sorriso, Sinop, Lucas e Região

Texto/Fonte: DAFFINY DELGADO / REPÓRTER MT