Foto: G1 MT
Sábado, 09 de março de 2024 - 09:17:46
Infestação de Lagartas Devasta Pastagens em Cáceres (MT): Um Alerta para a Agricultura Local
Infestação de Lagartas
Um Alerta para a Agricultura Local

 

Infestação de lagartas destrói metade das pastagens em Cáceres (MT). Entre os fatores preocupantes, a diminuição de 45% das chuvas e o aumento das temperaturas são apontados como possíveis influências no cenário alarmante.

No oeste de Mato Grosso, mais precisamente em Cáceres, uma situação de crise agrícola está ganhando destaque: uma infestação de lagartas das espécies colo e cartucho dizimou cerca de 40% das pastagens de mais de três mil pequenas e médias propriedades rurais na região. A tragédia agrícola, conforme alerta Jackson Ferreira, agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), é um chamado urgente para a atenção das autoridades e comunidade local.

Desastre Ambiental e Desencadeadores:

O agrônomo aponta para um período de desequilíbrio ambiental que teve como principal catalisador o fogo que assolou o Pantanal. “Nós estamos vivendo um momento crítico, onde o desequilíbrio ambiental, causado principalmente pelo fogo no Pantanal, tem gerado uma série de consequências devastadoras para a agricultura local”, afirma Ferreira. A diminuição de 45% das chuvas e o aumento das temperaturas no final do ano passado também são fatores que, segundo o especialista, podem ter contribuído para o agravamento da situação.

Impacto na Agricultura Local:

O setor agrícola de Cáceres, conhecido por sua produção pecuária, sofre com o impacto direto da infestação. A praga, comum em lavouras de milho, encontrou terreno fértil para se proliferar devido ao aumento do cultivo de milho pelos pecuaristas, que visam o uso do cereal na silagem do gado. “O crescimento do cultivo de milho acabou sendo um terreno fértil para as lagartas, contribuindo significativamente para o aumento da incidência dessa praga nas plantações”, explica o agrônomo.

A Urgência de Medidas Preventivas:

Diante do quadro alarmante, agricultores locais e autoridades estão em busca de soluções imediatas para conter a infestação e evitar prejuízos ainda maiores. Ações de monitoramento e controle das populações de lagartas, bem como investimentos em práticas agrícolas sustentáveis, tornam-se imperativos para a recuperação das pastagens e a proteção do setor agropecuário da região.

Conclusão: Chamado à Ação para Proteger a Agricultura de Cáceres

A infestação de lagartas em Cáceres emerge como um alerta para os desafios enfrentados pela agricultura local. Com a combinação de fatores climáticos adversos e práticas agrícolas intensivas, a comunidade precisa unir esforços para reverter o cenário atual e construir um futuro mais resiliente. A urgência de medidas preventivas é evidente, e a colaboração entre produtores, especialistas e autoridades é crucial para restaurar a saúde das pastagens e garantir a segurança alimentar da região.

Texto/Fonte: Fonte: Roberto santos/Portal MTUOL com informações do g1 MT
Galeria de imagens desta notícia