Foto: divulgação
Sábado, 12 de junho de 2021 - 14:15:56
Iniciativa mede a digitalização de sojicultores
CAMPO
Canal permite os produtores fazerem uma autoavaliação da digitalização em suas propriedades

O Projeto Aquarius, mais antigo projeto em Agricultura de Precisão do Brasil, que pesquisa o desenvolvimento tecnológico há duas décadas, lança, no dia 15 de junho, uma nova plataforma que pretende ajudar os produtores de soja a avançarem no processo de digitalização e uso de ferramentas do Agro 4.0. 

 

A iniciativa é uma parceria da Universidade Federal de Santa Maria (RS) com empresas do agronegócio e a cooperativa Cotrijal. Além de informações sobre os trabalhos e projetos já realizados e linhas de pesquisa sobre Agricultura Digital, Saúde de Solo e Condutividade Elétrica, por exemplo, também conta com a plataforma IDT (Índice de Digitalização e Tecnologia).

 

No espaço o sojicultor pode diagnosticar e quantificar o nível de tecnologia usada na plantação de soja, de forma a oferecer uma bússola de orientação na adoção de tecnologias 4.0. Também terá acesso a um comparativo do seu nível tecnológico em relação ao nível tecnológico a nível de Brasil, estadual e regional o qual está inserido. No site, será disponibilizado ao público, de forma gratuita, o mapa e o ranking de digitalização do Brasil, dos estados e regiões de forma dinâmica e com atualização em  tempo real, à medida que mais produtores realizarem o teste.

 

Uma vez identificado o nível tecnológico em relação aos demais produtores, os produtores terão orientações de quais medidas adotar para obter um bom planejamento de adoção tecnológica, respeitando suas limitações e necessidades, reduzindo riscos. A plataforma poderá ser acessada pelo site.

Texto/Fonte: AGROLINK -Eliza Maliszewski