O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) está realizando, entre os dias 9 e 13 de junho, a Operação Energia Segura, ação nacional coordenada pelo Inmetro voltada à fiscalização de fios, cabos e cordões elétricos. As inspeções ocorrem em comércios atacadistas e varejistas de Cuiabá e Várzea Grande, com foco na segurança e conformidade dos produtos com normas técnicas.
A operação inclui uma análise formal — que verifica a presença do Selo de Identificação da Conformidade, número de registro e marcações obrigatórias — e testes técnicos com o uso de microhmímetro, que identifica falhas mesmo em produtos aparentemente certificados. Caso haja reprovação, os lotes são interditados e enviados ao laboratório do Ipem para análise final. Em caso de irregularidade confirmada, os produtos são apreendidos.
Até agora, apenas três apreensões foram registradas no estado. Segundo Bento Bezerra, diretor do Ipem, o resultado demonstra a efetividade das ações preventivas e parcerias com entidades como a Associação dos Materiais de Construção, o Decon e o Procon.
A fiscalização tem como objetivo impedir a comercialização de produtos que possam causar riscos, como superaquecimento, aumento no consumo de energia, danos a equipamentos e até incêndios. O Ipem reforça que o monitoramento dos materiais elétricos é contínuo, garantindo a segurança dos consumidores e o equilíbrio nas relações comerciais.