A guerra entre MDB x PL que está sendo travada na esfera federal envolvendo decisão judicial sobre a cassação do então ex-vereador e deputado eleito Abilio Brunini – onde o mesmo pode perder a vaga para Carlos Bezerra (MBD) ou para Nelson Barbudo (PL) também pode ser vista na estadual.
Ocorre que, o Partido Liberal busca descongelar os 7.260 votos do ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto Mello que está com a candidatura anulada sob judice – por problemas com prestações de contas.
Caso os votos de Gilberto sejam descongelados, o PL faria mais uma vaga na Assembleia Legislativa, e o delegado Claudinei assumiria a vaga no parlamento estadual, derrubando Juca do Guaraná do MDB, que conquistou 20.723 votos e foi eleito por média, ou seja, se beneficiou dos mais de 82 mil votos conquistados pela deputada Janaina Riva, que foi a mais votada do pleito.
Informações obtidas pela imprensa, revelam que o prefeito Emanuel Pinheiro procurou pessoalmente Gilberto Mello, para que ele não recorresse da decisão para beneficiar o amigo Juca do Guaraná e, assim, manter um aliado do partido na Assembleia.
Os demais membros da bancada do MDB reeleita formada por Janaina Riva, Doutor João e Thiago Silva caminham ao lado do governador Mauro Mendes – que atualmente está com relações quebradas com o prefeito.
Para conseguir manter Juca no parlamento, Emanuel terá que convencer mais que Gilberto Mello, já que o PL quer a vaga e já está trabalhando para conquista-la e reforçar ainda mais o nome do partido no estado.
O PL em Mato Grosso nestas eleições conseguiu eleger um senador, Wellington Fagundes, quatro deputados federais, Abílio, José Medeiros, Amália Barros e Coronel Fernanda e ainda dois deputados estaduais, Gilberto Cattani e Elizeu Nascimento.
Já o MDB, fez dois deputados federais, Emanuelzinho e Juarez Costa e quatro deputados estaduais, Janaina, Doutor João, Thiago Silva e Juca do Guaraná.