Foto: Foto: RIC Mais
Thursday, 23 de March de 2023 - 17:40:56
Justiça sequestra imóveis de pessoas acusadas de integrar quadrilha que contrabandeava agrotóxicos
CONTRABANDO DE AGROTÓXICOS
Além do sequestro dos imóveis, Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Sorriso e Sinop e outras cidades do Pará e Paraná

SINOP – Policiais federais cumpriram, nesta quinta-feira (23), mandados de busca e apreensão contra pessoas apontadas como membros de uma quadrilha especializada em contrabando de agrotóxicos. Além das apreensões, a Justiça Federal determinou que fossem sequestrados imóveis rurais e urbanos que estariam em nome dos acusados ou de laranjas.

A ação policial faz parte da Operação Terra Envenenada III, que levanta provas sobre a participação de empresários de Sorriso e Sinop (MT), Altamira e Novo Progresso (PA), Guaíra e Toledo (PR). Ao todo, foram alvo de sequestro judicial: maquinário agrícola, 4 caminhões, 4 camionetes, 6 imóveis urbanos em Sinop e outras 3 fazendas em Novo Progresso (PA), totalizando valor aproximado de R$ 14 milhões.

Um dos investigados foi preso em flagrante por manter em sua casa uma espingarda sem registro.

LAVAGEM INTERNACIONAL DE DINHEIRO - Segundo informações preliminares dos investigadores da Polícia Federal, o grupo que é alvo da operação integra uma extensa e complexa teia criminosa que tinha núcleos de contrabandistas no Brasil, Uruguai e Paraguai.

As suspeitas são de que o grupo, além de contrabando, estaria usando a compra de imóveis rurais e urbanos como mecanismo de lavagem de dinheiro. Os recursos, acreditam os investigadores, seriam provenientes da sonegação fiscal e do uso e comercialização ilegal de agrotóxicos. 

LEIA AINDA: CONTRABANDO: Polícia Federal apreende 100kg e 500 litros de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai (Publicado em 03.Fev.2022)

LEIA TAMBÉM: CONTRABANDO: Em um ano, Polícia de Mato Grosso apreende 19 toneladas de agroquímicos contrabandeados (04.Jan.2022)

LEIA MAIS: CONTRABANDO: Caminhoneiro é preso com carga de agrotóxicos avaliada em R$ 9 milhões (Publicado em 19.Dez.2021)

Autor: José Boas - A VOZ Mato-grossense

Fonte: O LIVRE

Texto/Fonte: