A norte-americana Keurig Dr Pepper anunciou nesta segunda-feira (25) a aquisição da holandesa JDE Peet’s, controladora do café Pilão e de outras marcas brasileiras como L’OR, Café do Ponto e Caboclo, em um negócio avaliado em US$ 18,4 bilhões.
A operação, uma das maiores aquisições da Europa em mais de dois anos, visa criar uma gigante global do café para competir diretamente com a Nestlé, fabricante do Nescafé.
O acordo prevê a divisão da JDE Peet’s em duas empresas de capital aberto: a Global Coffee Co., responsável pelo setor de cafés e liderada pelo CEO da Keurig, Tim Cofer, e a Beverage Co., voltada às bebidas refrescantes, sob comando do diretor financeiro Sudhanshu Priyadarshi.
Atualmente avaliada em cerca de US$ 48 bilhões, a Keurig é conhecida por marcas como Dr Pepper e 7Up. Já a JDE Peet’s, listada em Amsterdã e avaliada em 12,76 bilhões de euros, tem como acionista majoritária a alemã JAB Holding, que também possui participação relevante na Keurig.
As ações das duas empresas vêm em alta neste ano, refletindo o bom desempenho de vendas e a expectativa positiva em torno da fusão.