Foto: Montagem/g1
Wednesday, 24 de September de 2025 - 10:16:17
Kongjian Yu, renomado arquiteto chinês, e dois cineastas estão entre as quatro vítimas de acidente aéreo em Mato Grosso do Sul
QUEDA DE AVIÃO NO PANTANAL MATA ARQUITETO E DOCUMENTARISTAS

Um acidente aéreo na Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, deixou quatro mortos: o arquiteto chinês Kongjian Yu, os documentaristas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros. A área é conhecida por receber turistas e foi locação da novela "Pantanal". As causas do acidente ainda serão investigadas.

Kongjian Yu era reconhecido mundialmente por projetos urbanos sustentáveis em mais de 70 cidades, utilizando soluções baseadas na natureza para gestão de águas pluviais. Formado na Universidade Florestal de Beijing e doutor pela Universidade Harvard, também atuava como consultor do governo chinês.

Luiz Ferraz dirigia documentários e séries premiadas, incluindo produções para WBD/HBO e Arte1, e abordava temas de arquitetura e cultura em seus trabalhos. Rubens Crispim Jr., documentarista e diretor de fotografia, dirigiu filmes e séries para canais como Discovery, National Geographic, TV Globo e TV Cultura, além de coordenar o departamento audiovisual da Amigos da Arte.

O piloto Marcelo Pereira de Barros, proprietário da aeronave, atuava como táxi aéreo e era conhecido pelos sobrevoos no Pantanal e na Serra da Bodoquena, deixando dois filhos.

Texto/Fonte: G1