Foto: Reprodução/ CanalGov
Wednesday, 15 de October de 2025 - 14:41:03
Lula relembra conversa com Trump e confirma negociação entre Brasil e EUA
RELACIONAMENTO DIPLOMÁTICO

Durante um evento no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre sua relação com Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, e confirmou uma reunião de negociação entre os dois países marcada para esta quinta-feira (16). O encontro será conduzido pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, e pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e terá como pauta principal as sanções e o tarifaço aplicados a autoridades brasileiras.

Lula aproveitou o evento, realizado em comemoração ao Dia do Professor, para relembrar a conversa que teve com Trump. “Eu comecei a falar o que eu deveria falar. Aí não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã vamos ter uma conversa de negociação e eu estou dizendo isso porque a relação humana é química”, brincou o presidente.

Segundo Lula, a ligação entre os dois ocorreu de maneira informal. Ele contou ter dito a Trump: “Eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Estou fazendo 80 anos hoje, e você fará 80 em junho. Então, vamos nos tratar de ‘você’, sem cerimônia”. O petista também relembrou o primeiro encontro com o americano, durante a Assembleia-Geral da ONU, afirmando que ambos estavam “de mal” e que o diálogo foi breve, durando “29 segundos”.

De acordo com fontes diplomáticas, Trump já teria adiantado, durante um encontro com o presidente argentino Javier Milei, um dos temas que deseja discutir com o Brasil: a possibilidade de o país abandonar a proposta de substituir o dólar em transações do bloco Brics por uma moeda comum.

O evento no Rio também marcou o lançamento do sistema de solicitação da Carteira Nacional do Docente (CNDB), uma das promessas de campanha do governo Lula voltadas à valorização dos profissionais da educação.

Texto/Fonte: G1