Foto: Reprodução
Segunda, 15 de novembro de 2021 - 10:16:32
Mãe gambá procura refúgio em casa para dar à luz aos seus filhotes em Sorriso
GAMBA RESGATADO

Uma mãe gambá procurou refúgio em uma casa em Sorriso, a 240 km de Cuiabá, nessa sexta-feira (12), para dar à luz. Ela subiu em uma mesa no quintal da residência localizada na zona urbana, onde permaneceu cuidando dos filhotes, após o parto.

A dona da casa foi até o quintal lavar roupa e quando pegou uma bacia em cima da mesa viu a mãe gambá deitada.

O animal estava muito assustado e estressado. Quando a mulher se aproximava para tentar espantá-la, ela tinha uma reação de defesa.

O Corpo de Bombeiros foi ao local e retirou a mãe gambá da mesa junto com os filhotes. Eles foram colocados em um recipiente para ser soltos em outro ambiente.

De acordo com uma bombeira que ajudou no resgate do animal, os gambás vão passar por uma avaliação, que vai decidir se vão ser soltos na natureza, mas, como são recém-nascidos, os filhotes vão ficar sob cuidados até que estejam prontos para voltar ao habitat natural.

Embora o habitat natural seja floresta, esses animais se adaptam bem em regiões com presença humana, inclusive as cidades. Animal onívoro, o gambá alimenta-se de quase tudo: raízes, frutas, vermes, insetos, moluscos, crustáceos, serpentes, lagartos e aves.

A gambá fêmea tem em média três gestações por ano. Uma única fêmea gera de 7 a 12 filhotes por vez.

Em geral eles têm a pelagem cinza e, no Brasil, ganham vários nomes diferentes, dependendo da região onde são encontrados. Em Mato Grosso, são conhecidos como micurê; na Amazônia, de mucura; na Bahia, saruê e no Ceará e Pernambuco são chamados de timbu ou cassaco.

Os principais predadores do gambá são a coruja, o gato-do-mato, mamíferos carnívoros e serpentes, mas nas cidades, onde também são vistos, frequentemente terminam atropelados, já que a visão se ofusca com os faróis dos carros. Seus hábitos são noturnos - e a sua mobilidade é pequena fora dos galhos das árvores.

No mundo, existem cerca de 272 espécies conhecidas de marsupiais, das quais 200 ocorrem na Austrália e países-ilhas vizinhos. No Brasil, são 44, com uma ameaçada de extinção: a cuíca-de-colete, natural de Rondônia. A média de vida de um gambá é de 2 a 5 anos.

Texto/Fonte: g1 MT