Foto: Divulgação
Wednesday, 29 de October de 2025 - 11:19:09
Maioria dos visitantes vem do Centro-Oeste e do interior de Mato Grosso
TURISMO EM CUIABÁ É MOVIMENTADO POR EVENTO DO GUNS N’ ROSES

A expectativa para o show do Guns N’ Roses, marcado para 31 de outubro, tem impulsionado o setor hoteleiro da Grande Cuiabá. Levantamento da Secretaria Adjunta de Turismo, ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizado em 17 meios de hospedagem de Cuiabá e Várzea Grande, aponta que a maior parte dos turistas é proveniente do Centro-Oeste, com destaque para cidades de Mato Grosso como Sinop, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde.

A pesquisa indica que os visitantes devem permanecer, em média, dois dias na capital e que mais da metade dos hotéis atingirá quase sua lotação máxima entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. O público é predominantemente adulto jovem, com idade entre 26 e 45 anos. Entre os estabelecimentos consultados, 70% relataram que os hóspedes vêm principalmente de outros estados da região Centro-Oeste, como Goiás e Distrito Federal, além do interior mato-grossense.

“Esse tipo de evento demonstra a força do turismo de entretenimento e a capacidade de Cuiabá em atrair público regional. Muitos turistas vêm de carro, permanecem o fim de semana e movimentam restaurantes, shoppings e serviços locais”, afirmou a superintendente de Política e Promoção do Turismo, Júlia Assis.

Para aprofundar o levantamento, a Sedec, por meio do programa Descubra Mato Grosso e em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, UFMT, IFMT e Unic, realizará pesquisa com o público do show, estimado em 40 mil pessoas. Serão coletados dados sobre origem dos turistas, tipo de hospedagem, estimativa de gastos, intenções de viagem pelo estado e possibilidade de retorno à cidade.

No dia do evento, uma equipe de dez pesquisadores estará presente na Arena Pantanal a partir das 15h. Após o show, os dados obtidos serão confrontados com informações de bilhetes aéreos e rodoviários, além do ICMS das atividades típicas do turismo, como alojamento, alimentação e transporte, permitindo comparar o fluxo com períodos normais da época do ano.

Texto/Fonte: Secom MT