Foto: Polícia Militar
Segunda, 23 de maio de 2022 - 16:33:02
Mais de 130 presos são transferidos de madrugada para desativação da Cadeia Pública de Nova Mutum
NOVA MUTUM

Cerca de 138 presos foram transferidos da Cadeia Pública de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, na madrugada desse sábado (21), devido a uma proposta de desativação do local. Durante a transferência, as ruas ao redor do presidio foram bloqueadas.

Um comboio formado por quatro ônibus do sistema penitenciário, vans e viaturas com policiais penais chegou no município de “surpresa” e fez a remoção dos presos.

Para dificultar qualquer tentativa de fuga e imprevistos na transferência, não há informações sobre qual seria o principal motivo da desativação sem aviso prévio da Cadeia Pública do município.

De acordo com a polícia, os presos serão transferidos para duas penitenciarias em Cuiabá. Os familiares deverão ser informados sobre a transferência no decorrer desta semana.

No dia 11 de maio, durante revista de rotina, os policiais penais de plantão localizaram um buraco no chão do banheiro da cela de triagem, o buraco estava escondido com cerâmicas soltas. Segundo a polícia, era o início da escavação de um túnel que tinha aproximadamente um metro de profundidade.

Nova cadeia

 

A pouco menos de um mês a Câmara Municipal aprovou em regime de urgência um projeto de lei que autoriza a prefeitura adquirir uma área para a construção do novo entro de detenção provisória.

O projeto atende a um pedido antigo da população, que há anos cobra a transferência da Cadeia Pública, que hoje está localizada no Centro da cidade, próximo a escolas, prédios residenciais e comércios.

A nova cadeia, que ainda será construída, terá seis hectares, adquiridos pelo município e, posteriormente, doado ao estado. A construção será uma das mais modernas de Mato Grosso, com um investimento de cerca de R$ 26 milhões.

Texto/Fonte: g1 MT