Foto: Reprodução
Terça, 19 de abril de 2022 - 13:44:04
Mais de 150 famílias são surpreendidas por ordem de despejo em MT
SEM MORADIA

Mais de 150 famílias vivem sob o temor de perderem suas casas a qualquer momento. Na manhã desta terça-feira (19), policiais militares e oficiais de justiça cumpriram mandado de despejo no bairro Jardim Ubirajara, em Cuiabá. Alguns barracos foram destruídos e pessoas deixaram o local.

A Prefeitura de Cuiabá informou que a desapropriação foi suspensa, contudo populares relataram que a polícia permanecia no local para remoção das pessoas.


Segundo informações de Washington Xavier, da Associação dos Presidentes de Bairro, há anos a comunidade foi ocupada por pessoas que não tinham outro lugar para estabelecer residência. Havia decisão para saírem, mas sem data para cumprimento. Os moradores foram pegos de surpresa.


“Não recebemos nenhum comunicado, nenhuma ordem. Só sabíamos que tinha essa decisão e poderia sair a qualquer momento, mas a gente precisava ser avisado para nos organizar e sair com tranquilidade, não desse jeito. A máquina chega destruindo. Vamos tentar resistir, mas tem gente que saiu com medo”, conta um dos moradores da região.

Outro lado
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cuiabá foi procurada e, por meio de sua assessoria, informou que aluguel social é pago somente mediante decisão judicial. Não há local para moradia provisória dessas famílias até que encontrem outro local.


Confira nota
Em relação a demanda, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência informa que:
-Foi notificada sobre a desocupação da área localizada no Jardim Ubirajara pela Polícia Militar;

-No que tange ao município, as famílias estão referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social- Cras de abrangência para recebimentos dos benefícios contemplados pelo Governo federal;
-Trata-se de uma área particular.
-O município só efetua pagamento de aluguel social mediante determinação judicial.

image

Texto/Fonte: GAZETA DIGITAL