Foto: Reprodução
Terça, 06 de setembro de 2022 - 12:48:03
Mandado de prisão em aberto é cumprido durante Operação Lei Seca
CERCO FECHADO

Atuação constante. Foco em resultados: educar para a extinção da dobradinha “álcool + direção” e, consequentemente, reduzir a criminalidade. Oi? Como assim? Bom, primeiro que quando alguém assume a condução de um veículo depois de beber e o volume é igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, o vacilo é considerado crime.

E, segundo, quando uma blitz Lei Seca é promovida, uma série de outros itens é checada: documentação do condutor, documentação do veículo, estado do veículo. E justamente na 20.ª edição da Operação Lei Seca em Sorriso, uma pessoa com mandado de prisão em aberto foi localizada. Pois é, além de nove pessoas detidas por estarem conduzindo sob efeito do álcool, mais uma foi encaminhada à Polícia Judiciária Civil (PJC) por estar sendo procurada pela Justiça.

A esquina entre a Rua São Francisco de Assis e a Rua Tangará foi o cenário para a blitz, que fechou o mês de agosto, com abordagens nesta quarta-feira (31), das 20h30 às 23h40. Além dos nove detidos, outras dez pessoas também foram flagradas conduzindo depois de ingerir álcool. No entanto, nestes casos, a aferição apontou índices iguais ou inferiores a 0,33 mg/l, o que é enquadrado apenas como infração. Nos dois casos (infração ou crime), a multa é de R$ 2.934,70 e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por 12 meses. Reincidência em menos de um ano? Multa um tantinho mais salgada: R$ 5.869,40.

O balanço da operação trouxe ainda como saldo o recolhimento de 7 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 18 veículos removidos, sendo 9 automóveis e 9 motocicletas. De acordo com o resumo, 240 veículos foram abordados e todos os condutores fizeram o teste do etilômetro passivo. Deste universo, 25 foram encaminhados para o teste com o etilômetro com bucal, que confirmou álcool no organismo de 19 condutores.

A Operação Lei Seca é fruto do trabalho integrado entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), via Guarda Municipal de Trânsito (GM); a Polícia Militar (PM); a Polícia Judiciária Civil (PJC); e o Detran; com aval do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

“É um trabalho contínuo e integrado, sempre com o intuito de não apenas tornar nosso trânsito mais humano, como também reforçar a segurança e a paz em nosso Município”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.

Texto/Fonte: Assessoria Prefeitura