A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na quinta-feira (29) a Operação Parakletos, com foco na repressão a uma facção criminosa que atua dentro e fora da Penitenciária Central do Estado (PCE). A ação, conduzida pela Delegacia de Repressão a Narcóticos (Denarc), teve apoio da Diretoria de Inteligência e da Secretaria de Justiça (Sejus).
Foram cumpridas 13 ordens judiciais dentro da unidade prisional: seis mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, com apreensão de porções de entorpecentes.
A operação faz parte da Inter Partes, inserida no programa estadual Tolerância Zero, voltado ao combate a facções criminosas em Mato Grosso. As investigações apontaram que lideranças da facção, mesmo reclusas, seguiam coordenando o tráfico de drogas e movimentações financeiras ilícitas.
Um dos principais alvos é um preso que gravava vídeos de dentro da cela, utilizava aplicativos criptografados para se comunicar com comparsas e organizava transferências bancárias. Outros detentos com funções estratégicas na estrutura criminosa também foram identificados.