Foto:
Sexta, 26 de abril de 2019 - 10:10:06
Manejo da ferrugem com o fungicida certo
AGRONEGÓCIOS
Eficiência dos multissitios foi tema de estação na Fazenda Experimental Por COAMO - QUINTA-FEIRA 25 DE ABRIL DE 2019 ÀS 08:360

Principal doença da soja, se não controlada de forma eficiente, a ferrugem asiática pode causar danos representativos na produtividade e, consequentemente, queda na renda dos agricultores.

Novamente para alertar os produtores sobre a necessidade de um bom manejo, uma das dez estações preparadas para o encontro de verão deste ano abordou a associação de fungicidas multissitios neste trabalho. Durante o evento foi apresentada a classificação dos fungicidas, denominados sítio-específico ou multissitio. Sítio-específicos são ativos contra um único ponto da via metabólica de um patógeno ou contra uma única enzima ou proteína necessária para o fungo. Já os multissitios afetam pontos metabólicos do fungo e apresentam baixo risco de resistência, tendo papel importante no manejo antirresistência.

O engenheiro agrônomo Alessandro Vitor Zancanela, do departamento técnico da Coamo em Luiziana (Centro-Oeste do Paraná), alertou que os cooperados utilizem a associação de fungicidas multissitios no manejo de ferrugem como forma de prolongar a ferramenta, já que não há previsão de lançamento de novos produtos com novos mecanismos de ação a curto prazo. Zancanella foi o entrevistado do Informativo Coamo desta quarta-feira (24).

Texto/Fonte: