Os Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira (5) para escolher o próximo presidente, com a votação se estendendo até a madrugada de quarta-feira (6), pelo horário de Brasília.
Mesmo antes do início da apuração, a imprensa americana já aponta Kamala Harris ou Donald Trump como vencedores em 43 dos 50 estados, além do Distrito de Colúmbia. Com isso, a decisão final ficará nas mãos de apenas 7 estados indefinidos. Confira no mapa abaixo.
Pela projeção atual da imprensa norte-americana, a apuração deve começar com o seguinte placar:
Vale lembrar que nos Estados Unidos a eleição é decidida no chamado Colégio Eleitoral. Confira as regras:
Os sete estados considerados indefinidos possuem a soma de 93 delegados. Trump ou Kamala precisam vencer em alguns desses territórios para vencer a eleição. São eles:
Essa projeção feita pela imprensa norte-americana leva em conta as pesquisas de opinião e a tradição desses estados na comparação com eleições anteriores. No entanto, surpresas podem acontecer.
Em Iowa, por exemplo, uma pesquisa divulgada no sábado (2) colocou Kamala Harris na frente. Na média das pesquisas, no entanto, Trump ainda tem vantagem. Além disso, o estado votou com os republicanos nas últimas duas eleições.
Arte Rumo à Casa Branca vale este 2 — Foto: Arte/g1
Carregando
Compartilhar vídeo
Reproduzir
--:--/--:--
Ativar som
Minimizar vídeoTela cheia
Eleições americanas: como acompanhar a apuração