A montadora chinesa BYD ultrapassou pela primeira vez a Tesla em vendas de carros totalmente elétricos na Europa. Em abril, foram emplacadas 7.231 unidades da BYD contra 7.165 da Tesla, segundo a consultoria Jato Dynamics — uma diferença de 0,92%.
“Este é um momento decisivo para o mercado europeu de veículos elétricos, considerando que a Tesla liderava o setor há anos e a BYD iniciou suas operações fora da Noruega e Holanda apenas no fim de 2022”, avaliou o analista global Felipe Muñoz.
A demanda por carros movidos exclusivamente a bateria (BEV) segue firme no continente, com aumento de 28% nas vendas em relação a abril do ano passado. Os veículos de origem chinesa se destacaram, com crescimento de 59%, apesar das tarifas impostas pela União Europeia. Em contraste, marcas da Europa, Japão, Coreia do Sul e EUA registraram alta de 26%.
Globalmente, a BYD já havia superado a Tesla em vendas no primeiro trimestre de 2024, com 416.388 veículos vendidos contra 336.681 da marca americana. No Brasil, o contraste é ainda maior: apenas dois Teslas foram importados no primeiro trimestre, enquanto a BYD emplacou 21.685 veículos, segundo a ABVE.
A Tesla enfrenta queda nas vendas anuais desde o ano passado. A retração global foi de 13% no primeiro trimestre, agravada na Europa. Elon Musk atribuiu parte da queda a interrupções nas fábricas para o novo Model Y, além da expectativa dos consumidores por versões mais baratas do modelo redesenhado.