A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) conseguiu reduzir em 51,18% o tempo de espera por cirurgias eletivas desde o lançamento do Programa Fila Zero, em abril de 2023. O programa já realizou 143.839 procedimentos, entre eles 50,63% de alta complexidade e 49,37% de média complexidade.
Antes da iniciativa, cirurgias reparadoras demoravam em média 61 dias para serem realizadas, tempo que caiu para 11 dias após o programa. Procedimentos como cirurgias bucomaxilofaciais, do aparelho digestivo, torácicas e circulatórias também tiveram redução expressiva na fila de espera.
Em 2024, a SES manteve a tendência, diminuindo o tempo médio para cirurgias das vias aéreas superiores, da face, cabeça e pescoço, além de procedimentos oncológicos e de visão.
O programa ainda promove mutirões, como o realizado no Hospital Municipal Maria Dolores T. Jordão, em Novo São Joaquim, que realizou mais de 80 cirurgias para pacientes de cinco cidades da região.
O aposentado Manoel Benedito das Dores, que aguardava cirurgia desde 2017, foi atendido em um desses mutirões e destacou a importância do atendimento público para seu tratamento.
O Fila Zero na Cirurgia é uma iniciativa do governo estadual para dar mais agilidade e qualidade ao atendimento em saúde no Mato Grosso.