Foto: REPRODUÇÃO/ INTERNET
Sábado, 31 de dezembro de 2022 - 17:58:18
Mato Grosso registra 8 milhões de raios em 90 dias
MATO GROSSO
O monitoramento do clima, contratado para dar suporte ao trabalho da Energisa, mostra que Mato Grosso teve nos últimos 90 dias (setembro a novembro), oito milhões de raios, aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.

O monitoramento do clima, contratado para dar suporte ao trabalho da Energisa, mostra que Mato Grosso teve nos últimos 90 dias (setembro a novembro), oito milhões de raios, aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, que presta consultoria à concessionária, a alta incidência de descargas tem relação com choque de massas de ar quente com a umidade vinda do Norte do país, gerando chuva forte principalmente no interior do estado.

“O aumento do número de descargas atmosféricas na região de Mato Grosso é comum nesta época do ano, devido a atuação de sistemas meteorológicos que favorecem a formação de nuvens na região, como a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)”, detalhou Ana Paula Paes.

A meteorologista explica ainda que há previsão de tempo instável, com altas temperaturas a partir da próxima semana, mas também com chuva forte ao fim dia. Há risco de alagamentos. “A tendência indica que a convergência de umidade e consequentemente a chuva acompanhada de descargas atmosféricas deve permanecer na região neste final de ano, entre o Natal e o Réveillon”, acrescentou a especialista, através da assessoria.

Texto/Fonte: Só Notícias