Foto: Secom-MT
Friday, 30 de May de 2025 - 10:31:31
Mauro Mendes diz que leis ambientais favorecem a burocracia em vez do meio ambiente
GOVERNADOR CRITICA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Durante o 8º Congresso Ambiental VIEX (CAMBI) e a celebração dos 40 anos da Abema, em São Paulo, nesta quinta-feira (29), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, criticou a legislação ambiental brasileira, alegando que ela favorece a burocracia em detrimento da preservação ambiental e do desenvolvimento nacional.

Mauro citou o exemplo da Ferrogrão, ferrovia planejada para ligar o norte de Mato Grosso aos portos do Arco Norte, que está paralisada há anos. Segundo ele, o projeto, além de estratégico para a competitividade econômica, representaria uma alternativa mais sustentável ao transporte rodoviário, com redução de emissão de carbono.

“Não é possível aceitar que se atue contra uma ferrovia que contribuiria para um modal logístico mais limpo e eficiente”, declarou.

Outro caso mencionado foi a demora de 15 anos no licenciamento de uma mina de potássio no Amazonas, que ocuparia área semelhante a cinco campos de futebol, mas teria potencial para suprir metade da demanda nacional por potássio, essencial para o agronegócio.

A secretária de Meio Ambiente de MT e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, ressaltou que estados como Mato Grosso e Goiás têm conciliado produção com conservação, demonstrando que é possível promover o desenvolvimento sustentável com responsabilidade ambiental.

Texto/Fonte: Secom MT