O governador Mauro Mendes (DEM) revelou, nesta terça-feira (02), durante abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, que vai enviar à Casa um projeto de lei para implantar em Mato Grosso a meritocracia. O anúncio do chefe do Executivo foi feito durante a apresentação da mensagem do governo. Mauro falava das mudanças implantadas na Educação, mas indicou que a meritocracia será para todos os servidores públicos.
"Importante pauta para estabelecer metas e objetivos consistentes e premiar as pessoas por seus resultados. É asim que o mundo fez e vamos fazer. Precisamos da meritocracia, porque aqueles que se envolvem mais precisam ter resultados com ganhos profissionais e pessoais", declarou.
Mauro indicou outras medidas a respeito do funcionalismo público devem ser encaminhadas à Assembleia.
"Encaminharemos algumas leis que podem mudar esse rumo na administração pública. Mais do que fazer, é importante que tenhamos a capacidade de mudar o rumo como as coisas são feitas", pontuou.
Na apresentação da mensagem, Mauro ainda criticou o 'inchaço' da máquina pública que encontrou na Seduc, quando assumiu o governo. Ele destacou os cortes de cargos, a otimização do serviço público e disse que a meta agora é retirar Mato Grosso do patamar de 20º lugar no país em nível de ensino médio. A marca, segundo ele, o envergonha.
"Mato Grosso tem hoje um dos melhores salários pagos aos professores do que é pago no Brasil, e no ensino médio somos a 20ª pior educação entre os estados brasileiros. Não podemos concordar que isso é assim mesmo. Iniciamos em Mato Grosso um grande esforço para melhorar a rede", destacou ao elencar a série de medidas.