Domingo, 27 de junho de 2021 - 20:27:37
Média móvel de mortes por Covid em Mato Grosso tem redução de 13%; UTIs em 81%
BASTIDORES
Contudo, o que as pessoas não sabem, é que a vacina tem alta efetividade de imunização contra a covid-19, inclusive as novas variantes da doença. Um estudo da Public Heatlh England (PHE) mostrou que a aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca apresent

Nas últimas semanas, Cuiabá registrou diversos faltosos na vacinação contra a covid-19. A coordenadora da campanha de vacinação contra o coronavírus, Valéria de Oliveira, chegou a afirmar que muitos moradores da capital têm se recusado a tomar a vacina Astrazeneca por medo das reações.

Contudo, o que as pessoas não sabem, é que a vacina tem alta efetividade de imunização contra a covid-19, inclusive as novas variantes da doença. Um estudo da Public Heatlh England (PHE) mostrou que a aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca apresenta 92% de efetividade contra a hospitalização pela variante Delta (B.1.617.2) do Sars-CoV-2.

Leia também - Mais 113.920 mil doses chegam a MT; saiba como ficou a distribuição

Nos primeiros 12 dias de junho, mais de mil pessoas que estavam com a vacinação agendada contra a covid-19 deixaram de comparecer aos postos de vacinação para se imunizar, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse número corresponde a 20% de abstenção.

Por conta das abstenções, a pasta alterou o sistema de cadastro da vacinação. Agora, os agendamentos serão válidos durante dois dias. Caso a pessoa não compareça nesse prazo, seu agendamento será excluído e o respectivo cadastro irá para o final da fila virtual.

As abstenções também são um dos motivos que coloca o estado entre os que menos vacinaram no país.

Pesquisa
O estudo da agência de saúde do governo britânico, publicado em versão pré-print no dia 14 de junho, envolveu a vacina da AstraZeneca, que no Brasil é produzida pela Fiocruz, e o imunizante da Pfizer.

A pesquisa analisou 14.019 casos da variante Delta que chegaram às emergências dos hospitais ingleses entre 12 de abril e 4 de junho deste ano. Destes, 122 foram hospitalizados. Foi comparado o risco de internação entre os não vacinados e os vacinados com primeira e segunda doses. Outros 13.192 casos envolvendo a variante Alpha foram identificados, com 166 internações.

A efetividade média em relação à taxa de hospitalização para vacinados com a variante Delta foi similar à da variante Alpha, levando em conta os dois imunizantes: Alpha com 78% (uma dose) e 92% (duas doses); Delta com 75% e 94% (respectivamente).

Além disso, é completamente normal ter reação após a vacinação. Dor no braço, dor de cabeça, cansaço e febre são alguns dos sintomas que você pode sentir horas depois de tomar uma vacina contra a covid-19, que passam em até dois dias. Aliás, todo imunizante apresenta reações, como a antitetânica, que pode registrar dor muscular. 

Texto/Fonte: