Foto: Reprodução
Quinta, 02 de setembro de 2021 - 19:00:38
Medo de violência muda organização do ‘Grito dos Excluídos’ em MT
07 DE SETEMBRO
Organizadores de atos elaboraram protocolos de prevenção à Covid-19 e decidiram reforçar medidas de segurança; atos terão equipes monitorando movimentação

A 27ª Edição do ‘Grito dos Excluídos e Excluídas’ terá uma preocupação maior com a segurança. Os atos programados para ocorrer na próxima terça-feira (07) em todo o país terão protocolos especiais para prevenir a Covid-19 e também o risco de violência contra os movimentos sociais. Em Mato Grosso os organizadores já mantiveram contato com a Secretaria de Segurança Pública e têm feito recomendações às pessoas que participarão dos atos nos municípios.

“É uma preocupação real. Além dos cuidados sanitários para evitar a contaminação pelo coronavírus, há também o acirramento político e um aumento da violência contra movimentos sociais no país. Parte do problema está sendo enfrentado pela nossa representação jurídica, que já notificou o Estado”, disse a representante da Frente Brasil Popular em Mato Grosso, Amanda Silva Souza.

Outra preocupação dos organizadores é com a cooptação de policiais e militares para os atos convocados pelo presidente Jair Bolsonaro também no dia 07 de setembro. Eles querem que as polícias atuem com neutralidade, cumprindo o que diz a Constituição.

“Em cada estado estamos observando se há alguma violação ou ameaça. Em São Paulo e no Paraná, por exemplo, entramos com ação para que as próprias secretarias se posicionem sobre participação de policiais em atos políticos”, disse à reportagem do Agora MT o representante do Fórum de Direitos Humanos e da Terra/MT, Inácio Werner.

Imagem: inaciowerner Medo de violência muda organização do 'Grito dos Excluídos' em MT

Inácio Werner disse que preocupação com risco de violência ocorre em todo o país – Foto: Reprodução

“Em MT já saiu uma nota orientando que os policiais não infrinjam a norma que proíbe manifestação em atos antidemocráticos. Achamos que essa medida, de certa forma, já nos atende”, ressaltou.

ORIENTAÇÕES
Ao mesmo tempo em que atuam nos campos jurídico e político para assegurar a proteção ao manifesto, os organizadores também prepararam protocolos com recomendações voltadas à segurança dos manifestantes.

Texto/Fonte: AGORA MT - Eduardo Ramos