Foto:
Friday, 19 de March de 2021 - 13:46:32
Mendes e mais 12 governadores pedem a Bolsonaro ajuda com 'kit intubação'
GERAL
Alguns medicamentos do kit intubação chegam a faltar em 21 estados, como os bloqueadores neuromusculares

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e os gestores de mais 12 estados enviaram uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no qual pedem ajuda para conseguir os medicamentos utilizados para sedar e intubar os pacientes de covid-19. Segundo os governadores faltam mais de 10 medicamentos e a situação é grave.

A redação teve acesso à carta, na qual os governadores afirmam que o aumento dos casos de covid-19 nas últimas semanas tem causado "irregularidades no abastecimento do SUS com medicamentos bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos, utilizados na indução e manutenção de tratamento" quando é necessário intubar o paciente.

Leia também - Sem melhora na pandemia após decreto, Mauro não descarta medidas mais duras

Alguns medicamentos do kit intubação chegam a faltar em 21 estados, como os bloqueadores neuromusculares. E, por causa da alta demanda, mesmo quando tentam comprar diretamente do fabricante, os governadores não conseguem os remédios necessários.

O Fórum Nacional de Governadores pede ao presidente a realização de compras emergenciais dos medicamentos necessários e, se preciso, com compras no mercado internacional, para evitar o desabastecimento e o colapso nos atendimentos.

 

 

Além de Mendes, assinam a carta os governadores Wellington Dias (PI), Waldez Góes (AP), Rui Costa (BA), Renato Casagrande (ES), Flávio Dino (MA), Helder Barbalho (PA), João Azevêdo (PB), Paulo Câmara (PE), Fátima Bezerra (RN), Eduardo Leite (RS) e Belivaldo Chagas (SE).

Texto/Fonte: