Foto: Reprodução
Terça, 10 de maio de 2022 - 00:08:03
Ministério do Turismo renova certificação de Sorriso no Mapa do Turismo Brasileiro
TURISMO

Sorriso recebeu a certificação do Ministério do Turismo para continuar no Mapa do Turismo Brasileiro. Mais uma vez, o Município atendeu a todos os requisitos de atualização do programa. O estudo avalia a infraestrutura, investimentos e ações para fomentar o setor, como estabelecimentos de hospedagem, alimentação, lazer e prestadores de serviços. Todas as informações integram o Cadastur.

Para a classificação são analisados itens como o desempenho da economia do turismo; quantidade de meios de hospedagem; e empregos gerados no setor e recebimentos de turistas. O projeto permite que as regiões potencializem atividades turísticas trabalhando em conjunto com o Governo Federal.

O turismólogo do Município, Ricardo Henrique dos Santos, pontua que o mapa é “um instrumento que reúne municípios turísticos ou impactados de alguma forma pelo setor, possibilitando a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção de cada região do país; nesse momento essa atualização do Mapa vem para fomentar políticas públicas mais precisas e assertivas para contribuir, de fato, para recuperação da economia do país”.

De acordo com o Ministério do Turismo, o Mapa do Turismo Brasileiro foi instituído em dezembro de 2013 e desde 2016 é atualizado de dois em dois anos. A última atualização foi lançada pelo Ministério em 2019 e reuniu 2.694 cidades e 333 regiões turísticas, seguindo vigente até primeiro trimestre de 2022.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Oliveira, frisa que o Mapa garante autonomia aos estados para definição das regiões turísticas, excluindo ou incluindo municípios. A principal função é orientar a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas na destinação prioritária de recursos com foco no desenvolvimento regional do setor.

No Estado

Hoje o Mapa Estadual está dividido em 16 regiões turísticas com 85 municípios incluídos. “Sorriso integra a Região Turística do Portal do Agronegócio em que também estão inclusos os municípios de Santa Carmem, Feliz Natal, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tapurah, Nova Ubiratã e Cláudia”, explica o turismólogo, Ricardo Henrique dos Santos.

Texto/Fonte: assessoria