Foto: Assessoria
Wednesday, 02 de July de 2025 - 15:40:18
Modelo cívico-militar é aprovado por pais e alunos em MT e já atende mais de 80 mil estudantes
REDE ESTADUAL DE MT ALCANÇA MARCA DE 101 ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

A Rede Estadual de Educação de Mato Grosso alcançou, no fim de junho, a marca de 101 escolas cívico-militares em funcionamento. A expansão do modelo foi confirmada após a realização de consultas públicas nos dias 26 e 27, em 15 unidades escolares de 11 municípios, das quais 14 aprovaram a adesão. Apenas a Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, em Rondonópolis, optou por manter o formato tradicional.

O processo de transição levou em consideração as especificidades e demandas locais, segundo informou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Pais, responsáveis e estudantes maiores de 16 anos puderam votar conforme as diretrizes previamente divulgadas no edital publicado no Diário Oficial, no site da Seduc e nas reuniões promovidas pelas diretorias regionais.

Com isso, das 628 escolas estaduais, 101 agora operam no modelo cívico-militar, atendendo mais de 80 mil alunos. A proposta visa combater a evasão escolar, reforçar a disciplina e proporcionar um ambiente mais seguro e propício à aprendizagem.

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, enfatizou que a proposta não altera o currículo pedagógico, que continua sob responsabilidade de professores civis, mas inclui a presença de militares da reserva na gestão disciplinar e organizacional. “Na verdade, já eram 101 escolas, pois a unidade Senador Mario Motta, em Cáceres, já funcionava nesse modelo”, pontuou.

Para viabilizar a implantação nas novas unidades, editais já foram publicados nos 13 polos regionais de educação visando a contratação de militares da reserva. Também estão sendo realizados treinamentos voltados a diretores, coordenadores, professores, monitores e demais profissionais para garantir uma implementação eficaz do novo modelo de gestão escolar.

A Seduc considera o modelo bem-sucedido, com ampla participação da comunidade escolar nas decisões. Essa abordagem descentralizada fortalece o sentimento de pertencimento e autonomia nas escolas, de acordo com a pasta.

Confira abaixo algumas das escolas que aprovaram a conversão nos últimos dias:

  • Alta Floresta: Escola Estadual Cecília Meireles

  • Carlinda: Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves

  • Nova Canaã: Escola Estadual Nova Canaã

  • Paranaíta: Escola Estadual Mário Corrêa da Costa

  • Barra do Garças: Escolas Estaduais Prof. Maria de Lourdes H. Moraes e Senador Filinto Muller

  • Pontal do Araguaia: Escola Estadual São Miguel

  • Nova Xavantina: Escola Estadual Arlindo Estilac Leal

  • Cáceres: Escolas Estaduais Senador Mario Motta, Ana Maria das Graças de Souza Noronha e Frei Ambróio

  • Araputanga: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima

  • Mirassol D’Oeste: Escola Estadual 12 de Outubro

  • São José dos Quatro Marcos: Escola Estadual Miguel Barbosa

  • Porto Alegre do Norte: Escola Estadual 13 de Maio

  • Confresa: Escola Estadual 29 de Julho

O crescimento contínuo desse modelo reflete a aposta do governo estadual na combinação entre ensino de qualidade e ambiente disciplinado. As unidades cívico-militares continuam a ser implementadas conforme a demanda e a aprovação da comunidade escolar, mantendo o caráter consultivo e participativo do processo.

Texto/Fonte: Secom MT