O arquiteto chinês Kongjian Yu, referência mundial em arquitetura paisagística e criador do conceito de “cidades-esponja”, está entre as quatro vítimas do acidente com um avião de pequeno porte que caiu na noite desta terça-feira (23) na região do Pantanal, em Aquidauana (MS). A aeronave, modelo Cessna de prefixo PT-BAN, explodiu após atingir o solo na Fazenda Barra Mansa, segundo a Polícia Civil.
Além de Yu, morreram o piloto e dono da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, e os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr. Amigos de Ferraz relataram que ele e Yu trabalhavam em um documentário sobre “cidades-esponja”, conceito criado pelo arquiteto para integrar soluções naturais ao planejamento urbano e evitar enchentes.
Nascido em 1963 na província de Zhejiang, Yu era professor da Universidade de Pequim, fundador e diretor da Turenscape — um dos maiores escritórios de arquitetura paisagística do mundo — e consultor do governo chinês. Com projetos em mais de 70 cidades, ficou conhecido por adotar soluções baseadas na natureza para absorver e reutilizar águas pluviais em áreas urbanas. Doutor pela Universidade Harvard, também foi premiado internacionalmente por seus trabalhos inovadores.
Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e do Corpo de Bombeiros atuaram no local para a retirada dos corpos. As causas do acidente ainda serão investigadas.